Estilos Musicais

House Music
Música House é a designação dada a vários estilos de música electrônica. Efectivamente, a primeira manifestação deste género musical, a e-music, deu-se nos meados da década de 1980.O elemento comum de quase toda a "house music" é uma batida 4/4 gerada numa bateria eletrônica, completada com uma sólida (muitas vezes também gerada eletronicamente) linha de baixo e, em muitos casos, acréscimos de "samplers", ou pequenas porções de voz ou de instrumentos de outras músicas. Representa, de certa forma, também uma evolução da disco_music dos anos 70. A maioria dos projetos (desenvolvidos por DJs e produtores) e grupos de house music têm como origem a Itália, a Alemanha, a Bélgica, além dos EUA e Reino Unido.

Acid House
Estilo mais radical de house, gênero musical “fabricado” em estúdio. A sustentação rítmica do acid é feita por contrabaixos eletrônicos e baterias programadas. Esses instrumentos são misturados com o auxílio de computadores a sons distorcidos de guitarras dos anos 60, orgasmos femininos repetidos e seqüenciados, metralhadoras, explosões e diálogos de filmes. Assim como o house, o acid house é feito para tocar em pistas de dança, nas quais não podem faltar canhões de laser, luzes estroboscópicas, máquinas de gelo e fumaça. O nome "acid" foi herdado do consumo de drogas estimulantes, tipo Êxtase, muito comum entre os freqüentadores das casas londrinas que tocam este gênero de música. A alusão às drogas aparece também em muitos nomes de canções acid. A data do nascimento do acid é o verão de 1987, quando a house music aporta no balneário espanhol de Ibiza, muito popular entre os veranistas ingleses. Os DJs locais dão forma mais radical ao estilo, criando o acid house. No verão seguinte desembarca em Londres e logo vira hit. O smiley, um sorriso dentro de uma bola amarela, vira emblema dos adeptos do acid house e é estampado em camisetas. Um dos álbuns que marcam a efervescência acid é Wanted, da loura Yazz. Puxado pelo hit The Only Way is Up, chega às primeiras posições da parada de sucessos inglesa e rende a Yazz o título de rainha da house. Também fazem sucesso Into the Dragon, do Bomb the Basse, e Jack the Tab, coletânea de músicas supostamente interpretadas por vários grupos – na verdade fictícios, criados pelos computadores do produtor musical Genesis P. Orridge.

Música Eletrônica
Música eletrônica é toda música criada através do uso de equipamentos e instrumentos eletrônicos como sintetizadores, gravadores digitais, computadores, softwares de composição. A forma de composição geralmente é intuitiva e muitas vezes pode ser feita até mesmo por pessoas com pouca ou nenhuma noção de teoria musical. Os softwares são desenvolvidos de forma a facilitar a criação das melodias e ritmos. Atualmente existem vários estilos de música eletrônica como Techno, Acid, House, Trance, Drum 'n' bass.

Rock And Roll
Com certeza um dos estilos mais abrangentes da música, o Rock tem variantes criadas no mundo todo, mas é originário dos Estados Unidos. Os principais instrumentos utilizados originalmente no rock eram: guitarra, bateria e Contrabaixo. Trata-se de um gênero musical que surge nos Estados Unidos, nos anos 50, misturando elementos da música negra (blues e rhythm'n'blues) à dos brancos (country e folk music). Logo alcança repercussão mundial. Dirigido a platéias adolescentes, serve-se de uma linguagem simples, apoiada em ritmos que incitam à dança. Desde o seu surgimento e ao longo dos anos, reúne uma grande diversidade de estilos. Uma dos grandes meios divulgadores do estilo, e também forma de interação social, são os Festivais de Música.

Disco Music
A disco music, ou discothèque, ou simplesmente disco' é um estilo de dança que se origiou no início dos anos 70, principalmente a partir de músicas dos estilos funk e soul. Inicialmente, popularizou-se entre gays e negros nas grandes cidades norte-americanas, e deriva seu nome da palavra francesa discothèque (passando a significar boate, clube noturno). O nome "disco music" passou a abranger as variedades mais aceleradas e dançantes do soul e do funk, com alguma influência do pop e da salsa.

Techno
Tecno ou Techno - (as duas maneiras de escrever estão corretas) é um gênero da música eletrônico mais pesado. É uma variação da House, porém com batidas mais furiosas e menos suaves, contendo batidas mecânicas e usando sons que vão desde sirenes apocalípticas a samplers de diálogos de TV ou filmes. Foi criada e desenvolvida em Detroit e os "3 heróis" do Tecno são Derrick May, Kevin Saunderson e Juan Atkins. O Tecno original é mais rápido que a House (126 a 130 BPMs) e geralmente não contém as palmas (características da House e Disco). Muitas variações foram criadas com variações que vão de 0-70 Bpms (ambient) a 140 Bpms (trance) e mesmo 220 Bpms (Hardcore)

Trance
Trance é o nome dado a um sub-género da música electrónica desenvolvido e popularizado ao longo da década de 1990. Criado na Alemanha por volta de 1988, por Paul Van Dyk, Dr. Motte e Torsten Stenzel. É complicado descrever o conceito da música e da cultura trance, mas normalmente este é referido como uma evolução duma combinação de techno, dance, house e outra influências. Este é um dos géneros de música electrónica mais populares por todo todo o mundo hoje em dia, estando centrado na Europa o maior número de adeptos. Já faz alguns anos que os dj's de Trance são os melhores do mundo.

Trance Melódico
Trance melódico é um outro galho do Trance. O Trance Melódico e o estilo de trance mais difundido hoje no mundo, usa muitos teclados que reforçam o lado melódico da música e uma batida envolvente.

Breakbeat
O Breakbeat é mais conhecido como uma música que se caracteriza pelos samplers de ritmos hip-hop, funk e electro e que logo se modificam e alteram para criar os denominados "breaks". A cultura Breakbeat é extensa e tem suas raíses no techno do inicio dos anos 1980 e no hip-hop. Ele alcançou sua expansão mais importante quando imcorporaram estes breakbeats ao hardcore techno, com suas tonalidades escuras e rápidas que pouco a pouco se transformaram em um novo estilo: o jungle, posteriormente denominado Drum 'n' Bass. O Breakbeat se manteve como um ritmo próprio e está começando a nutrir novas formas e sub-gêneros: o BigBeat (agitado e forte), o AcidBreak (com TB-303s), o EletroBreak (mais sintético), o FunkyBreak (com elementos funk) e alguns outros.

Jazz
O Jazz nasceu no período entre 1890 e 1910 em Nova Orleans. Suas raízes remontam à música dos negros e criolos dos Estados Unidos desde suas épocas como escravos que datam pouco antes de 1850. As influências nomeiam o Ragtime, músicas cantadas pelos negros ao trabalharem e o Blues, principalmente. A década de 1930 foi o único período da história em que o Jazz foi música popular. Este estilo ficou conhecido como swing. Na década de 1940 nasce o bebop e depois o hard bebop. Esses gêneros, mais acentuadamente o segundo, são de pouco agrado aos ouvidos populares. Na contrapartida surge, então, o cool jazz com uma proposta mais intelectualizada e apreciada por uma gama maior de ouvintes. Depois do domínio do cool e do hard bebop, surge o free jazz na década de 1960 com elementos de composiçao atonais e arrítmicas e muita improvisação, foi uma fase bastante experimentalista do estilo. Depois da fusão do rock com o jazz, atualmente temos elementos eletrônicos caracterizando esse estilo em nossos dias. O uso de samplers e seqüenciadores é utilizado na mistura do drum'n'bass e do techno.

Pós-Punk
O termo pós-punk, em música, refere-se a um dos fenômenos culturais que surgiram após o auge do Punk em 1977. É característico da Inglaterra mas teve influências em outros países e uma versão peculiar nos Estados Unidos. De modo geral, é interpretado como uma absorção da ética faça-você-mesmo e do caráter visceral do punk, e ao mesmo tempo como uma negação dos novos rumos que este começava a adquirir — por exemplo, a inflexibilidade do princípio de simplicidade, a absorção dos costumes pela indústria cultural, o aparecimento de "regras" de conduta punk, etc. Na Inglaterra o período é dividido em dois momentos, de 1977 a 1979 e de 1980 a 1983. O pós-punk é com frequência e equivocadamente referido como sinônimo para música Gótica ou como sinônimo de Indie Rock.

Fado
Fado é um estilo musical português. Geralmente é cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhado por viola e guitarra portuguesa. Os temas mais cantados no fado são a saudade, a nostalgia, o ciúme ou as pequenas histórias do quotidiano dos bairros típicos. A palavra fado vem do latim fatum, ou seja, "destino". De origem obscura, terá surgido provavelmente na primeira metade do século XIX. Há quem aponte na sua génese uma síntese de géneros musicais brasileiros, na altura de grande popularidade em Lisboa, como o lundum e a modinha. A primeira cantadeira de fado de que se tem conhecimento foi Maria Severa.

Heavy Metel
O Metal ou Heavy metal é um estilo musical derivado do rock, caracterizado pela predominância sonora de guitarras sob o efeito de pedais de distorção, com ritmos rápidos, amplificados e freqüentemente virtuosos. De maneira geral, as letras possuem ou um caráter contestador (muito embora sejam na maior parte das vezes uma contestação ingênua e adolescente), ou fazem referência à passagens de mitologias de várias parte do mundo, especialmente as mitologias nórdica e greco-romana. O Heavy Metal surgiu em contraposição ao movimento hippie dos anos 60, a era do Paz e Amor. Suas origens residem nas bandas de hard rock que entre 1967 e 1974 pegaram o blues e o rock e criaram um híbrido com som pesado centrado nas guitarras e na bateria. Alguns grandes nomes foram: Deep Purple, Black Sabbath e Led Zeppelin entre outros. O metal teve o auge de sua popularidade nos anos 80, durante muitos dos vários subgêneros atuais primeiro surgiram. Embora não seja tão bem-sucedido comercialmente como era então, o metal ainda tem uma grande popularidade pelo mundo todo. No ano de 1976, em Londres, Inglaterra, surgia uma das mais influentes bandas do gênero metal: o Iron Maiden, a "Donzela de Ferro", com mais de 20 anos de carreira musical e dezenas de albuns gravados, é uma das bandas mais influentes da história do heavy metal, bem como seu vocalista Bruce Dickinson. Hoje em dia é um estilo musical bem complexo de se definir, pois pode ser subdividido em diversos subgêneros distintos, bastante diferentes uns dos outros, tanto lírica quanto musicalmente, tendo como característica comum o peso das músicas.

Hip Hop
O Hip hop é um movimento criado em Nova Iorque nos finais dos anos 60, se espalhando depois pelo mundo inteiro. Engloba o graffiti, o breakdance, o dj e o mc. O Hip Hop em sua origem não é considerado um estilo musical nem um estilo de dança, porém algumas variações do Break, da Dança de Rua e do Rap, foram nominadas erroneamente de Hip Hop graças a associações com R&B.

Ópera
Ópera é um gênero artístico que consiste em um drama encenado com música. O drama é apresentado utilizando os elementos típicos do teatro, tais como cenografia, vestuários e atuação. No entanto, a letra da ópera (conhecida como libreto) é cantada em lugar de ser falada. Os cantores são acompanhados por um grupo musical, que em algumas óperas pode ser uma orquestra sinfônica completa. A ópera tradicional consiste em duas modalidades de canto: recitativo, declamação e ária - esta última refere-se a composições para voz solista. Composições curtas para uma voz também se denominam ariosos. Cada tipo de canto tem acompanhamento de orquestra. Os cantores e seus personagens são classificados de acordo com seus timbres vocais. Os cantores masculinos classificam-se em baixo, baixo-barítono (ou baixo-cantor), barítono, tenor e contratenor. As cantoras femininas classificam-se em contralto, mezzosoprano e soprano. Cada uma destas classiicações tem subdivisões, como por exemplo: um barítono pode ser um barítono lírico, um barítono de caráter ou um barítono bufo, os quais associam a voz do cantor com os personagens mais apropriados para a qualidade e o timbre de sua voz.

Pop Rock
O Pop rock é uma variação do estilo musical conhecido como rock. O Pop rock, como o próprio nome diz, tem por objetivo tornar o estilo rock mais popular.

Rap
O rap é um gênero musical surgido no início dos anos 1970 nos Estados Unidos da América, sendo seu nome a sigla para rhythm and poetry (Ritmo e Poesia). A música rap é um dos elementos do Hip hop; é uma espécie de texto com rimas falado em ritmo com instrumentos musicais.

Reggae
O reggae é um estilo de musica originário da Jamaica. O cantor de reggae mais famoso é Bob Marley. O estilo deixou sua marca e arrastou muitos fãs no seu apogeu.

Rock
Com certeza um dos estilos mais abrangentes da música, o Rock tem variantes criadas no mundo todo, mas é originário dos Estados Unidos. Os principais instrumentos utilizados originalmente no rock eram: guitarra, bateria e Contrabaixo. Trata-se de um gênero musical que surge nos Estados Unidos, nos anos 50, misturando elementos da música negra (blues e rhythm'n'blues) à dos brancos (country e folk music). Logo alcança repercussão mundial. Dirigido a platéias adolescentes, serve-se de uma linguagem simples, apoiada em ritmos que incitam à dança. Desde o seu surgimento e ao longo dos anos, reúne uma grande diversidade de estilos. Uma dos grandes meios divulgadores do estilo, e também forma de interação social, são os Festivais de Música.

Samba
O samba é um ritmo brasileiro, nascido nos morros do Rio de Janeiro, entre os negros ex-escravos e seus descendentes. O primeiro samba gravado, Pelo telefone, de Donga, foi gravado no ano de 1917. Consta que é uma composição coletiva. Muitos pesquisadores têm apontado para os ritmos do maxixe, do lundu e da modinha como fontes que, quando sintetizadas, deram origem a esse ritmo. O samba representa, no Brasil, uma forte manifestação da cultura popular. Assim como o Brasil tem várias faces, o samba também possui diversas vertentes, segundo os ambientes culturais do país.



História da Música Eletrônica


Se hoje ouvimos música eletrônica é devido à ousadia e visão sem fronteiras de muitos guerreiros.
Desde os  primórdios...
Se você acha que a música eletrônica é novidade, está enganado. Prepare a sua máquina do tempo porque essa história começa a muuiiito tempo atrás.
No inicio do século 20, época das primeiras gravações elétricas e do surgimento dos novos meio de reprodução sonora. O Theremin é considerado o primeiro instrumento musical completamente eletrônico e trabalho com freqüência de rádio, osciladores, etc.
Este instrumento foi desenvolvido em 1920, pelo russo Leon Sergeivithc Termen (Leon Theremin). O aparelho possui duas antenas sensíveis aos movimentos do músico, uma delas cuida da afinação (altura, tom da rota) e a outra do volume. O músico manipulava as antenas como se fosse um maestro.
Dez anos depois (1930), surgia o Rhythmicom, o primeiro gerador de ritmo eletrônico que foi usado por Tangerine Dream e Pink Floyd.
Em 1935, começou a produção de pick-up's e também o primeiro gravador de fitas magnéticas em Berlim, Alemanha. Este aparelho contribuiu para um enorme passo de aperfeiçoamento nas técnicas de gravações em estúdio que permitem que os dj's criem suas próprias músicas por meio de montagens feitas com colagem de fitas.
Nos anos 40, o Blues foi eletrificado pelos negros americanos e deu origem ao Rhythm and Blues. John Cage compôs Imaginary Lardscape n° 1, usando elementos eletrônicos.
Na década de 50, em Paris, Pierre Schaeffer e Pierre Henry já faziam músicas misturando instrumentos com sons gravados de passos, carros, etc. Lançaram sinfonia para um home só, é a primeira composição feita com montagem de fitas magnéticas.
O movimento concreto foi criado por músicos e intelectuais que recriavam músicas a partir de trechos de músicas e sons do dia a dia e isto se difundiu na poesia, artes, etc. Conte dos Adolescentes é da mesma época de Karlheinz Stockhausen.
Negros jamaicanos (o líder Lee Tubby) inventaram e aperfeiçoaram as técnicas de gravações que dariam origem ao Dub. Em 1967 foi lançado o primeiro álbum totalmente eletrônico por um grupo chamado Silver Apples. Em 1970, a Technics lançou a SL 1200 com sistema Direct Drive, a pick-up virou instrumento musical. Em Nova York dj's como Kool Herc, Afrika Bambaataa e Grandmaster Flash popularizaram técnicas como o Cuts e Scratch (que significa arranhar em inglês).
O primeiro disco de 12 polegadas (apropriado para tocar na noite) foi lançado pela Salsoul Records em 1976.
Em 77 que surgiu os pioneiros da música eletrônica como já conhecemos, era o grupo Kraftwerk de Ralph Hutter e Florian Schneider. Nesse mesmo ano eles lançaram o antológico Trans Europe Express que serviu para derrubar preconceitos de músicos tradicionais sobre o uso de drum machines, sintetizadores e teclados.Tudo o que tem algo eletrônico e veio depois deles, tem algo haver com eles. O grupo usou sons repetitivos e hipnóticos e foram também alguns dos inventores do groove ou loop. O DJ Afrika Bambaataa da sua versão ao clássico Trans Europe Express criando o épico Planet Rock em 82 que foi considerado o maior clássico de todos os tempos da música eletrônica dançante que foi feita com base de baterias eletrônicas (linha TR da Roland), raps e teclado.
Devemos citar também nomes como New Order (inventor da eletronic dance music) e tantos outros que somados a outras influências, deram origem ao Techno, House, Drum'n'Bass, Trance e todos os outros gêneros tão familiares para nós atualmente.